Criptografia

Criptografia é uma técnica milenar de esconder informações de pessoas não autorizadas. Essa técnica consiste em embaralhar as informações tornando a leitura e o entendimento incompreensíveis para as pessoas que não possuam uma chave que desfaça a criptografia.
Tipos de Criptografia
Para codificar os dados são utilizadas funções matemáticas conhecidas como algoritmo para garantir o segredo e a autenticação. O nível de criptografia é medido no número de bits sendo diretamente proporcional a sua complexidade, ou seja, quanto maior o número de bits maior a dificuldade para quebra-la com um ataque de força bruta.
Simétrica
É o tipo mais simples de criptografia exigindo uma chave secreta compartilhada entre o codificador e o decodificador da mensagem. Desta forma, basta o emissor enviar a chave privada para o receptor que será utilizado na decriptografia da mensagem a ser enviada.
A vantagem desse algoritmo é a rapidez e o tamanho das chaves com 128 bits que possibilita uma combinação de XXXX possibilidades. A principal desvantagem é a chave ser unica nesse processo.
Como exemplo, podemos citar: DES, AES, 3DES.
Assimétrica
Essa criptografia é caracterizada pela utilização de dois tipos de chave: uma pública e outra privada (secreta). Uma chave pública é criada e enviada para quem deseja enviar a informação. Essa chave criptografa a informação que só poderá ser descriptografada com uma chave privada em um processo unidirecional.
A chave primária deve ficar apenas em posse do dono , podendo ser armazenada em um computador ou em smartcard ou token. Enquanto a chave pública pode ser distribuída em servidores na internet. Essa é considerada a principal vantagem desse algoritmo.
A lentidão e a utilização de chaves grandes destacam-se na desvantagem no uso desse algoritmo assimétrico. O tamanho de chave de 3078 bits comparando com um algortimo simétrico , corresponde a uma de 128 bits.
Como exemplo, podemos citar: Diffie, Hellman, RSA, DSS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário