sexta-feira, 20 de março de 2015

O que é a Internet?

A Internet foi a mais revolucionadora novidade do final do século XX. Não apenas pelo que ela realmente é, mas pelo que representa em termos de perspectivas e pelo que tem demonstrado ser capaz de tornar realidade. Mas o que é realmente a Internet? A Internet é, para uns, a rede das redes, para outros, uma nova fronteira e, para muitos, infinita fonte de informação e diversão.
No fundo mesmo, a Internet é uma enorme rede que une milhões de computadores em todo o mundo.

Estrutura

A Internet funciona na base do cada um faz a sua parte. Vejamos no mapa como isto funciona.
Digamos que existam as seguintes ligações entre cinco computadores:


Acontece, então, que A deseja falar com B. O que ele tem que fazer? Uma vez que A está ligado diretamente a B, basta ele enviar a mensagem que precisa sem nenhuma complicação. E se A quiser mandar alguma mensagem para D? Aí, ele vai se perguntar: tenho alguma ligação direto com D? A resposta é não. Mas ele tem uma ligação com B. Então, envia a mensagem para B e pede para que B encaminhe a sua mensagem até D.
Assim funciona a Internet. Não é preciso que todo mundo esteja ligado diretamente com todo mundo. Basta que exista algum caminho entre a origem e o destino para que a mensagem chegue até lá. As ligações de maior importância e mais alta velocidade nesta rede são denominadas backbones (em inglês significa espinha dorsal).
As ligações, neste caso, podem ser cabos telefônicos, fibras óticas ou até mesmo canais de satélite. E quem paga a conta? Cada um paga um pedacinho. No mapa anterior, por exemplo, A pode pagar a ligação com B. B sustenta um canal com D e D um com C. Já C mantém um com B enquanto que E se liga a C. Neste exemplo cada uma sustenta apenas uma única ligação mas pode se comunicar com todos os outros. É uma espécie de trabalho cooperativo.
No caso da maioria das pessoas, elas tem acesso à Internet através de um provedor de acesso. Isto funciona assim: você, através de seu modem (é um dispositivo, normalmente uma placa, que permite que você ligue seu computador em uma linha telefônica. Com ele é possível transformar dados em sons para que eles trafeguem pela rede pública de telefonia e cheguem ao outro lado transportando sua informação), se conecta com um provedor de acesso. O provedor, por sua vez, mantém um canal sempre ativo com o provedor de backbone local - no nosso caso equivale à Telemar. A Telemar, através da Embratel, mantém uma ligação, por exemplo, com São Paulo. E a Embratel de São Paulo se liga a Washington, Londres, etc... É por isto que, mesmo que você esteja usando a Internet para se comunicar com alguém de outro país ou de outro continente, você não paga uma ligação internacional. Paga apenas a tarifa local, que corresponde à discagem para conectar seu computador ao do seu provedor de acesso.

Fonte: http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/inclusaodigital/internet.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário