sexta-feira, 20 de março de 2015

Modelo OSI


Olhando por uma perspectiva de um programa de um computador ou de uma rede, enviar ou transportar os dados no formato de 0 ou 1 não faz muita diferença, necessitando de uma referência para comunicação.
Criada em 1970, a camada OSI é um modelo de referência para a comunicação composto por sete camadas: física, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação.
O funcionamento da camada OSI é de uma hierarquia bastante simples. A camada superior faz uso dos serviços da camada inferior e presta serviços pra camada superior.

Camadas

Camada Física


É a camada inferior encarregada da transmissão e recepção do fluxo de bits brutos não estruturados por meio de um meio físico. Representada pela interferência mecânicas, elétricas e ópticas. É de sua responsabilidade a codificação dos dados e transmissão dos dados para as demais camadas.
A codificação de dados permite que o sinal digital simples representado por 0 ou 1 auxilie na sincronização dos bits e quadros e, na conexão com o meio físico. Na transmissão de dados determina se os bits após a codificação serão transmitidos por sinalização digital ou analógica e qual meio físico adequado para tal.


Camada de Enlace


Essa camada tem a responsabilidade de garantir de forma correta e confiável a comunicação em uma conexão física. Ela monta os quadros conhecidos como frames que serão transmitidos na camada física.
Essa camada é subdividida em LLC e MAC.
  • LLC: Realiza o controle lógico da conexão, como controle de erros e fluxo.
  • MAC: Realiza o controle de acesso ao meio através da placa adaptadora de rede.


Camada de Rede


Essa camada é responsável pelo controle de tráfego do caminho físico que os dados devem seguir. Essa responsabilidade é chamada de roteamento.
Ela executa funções de controle de erro e de fluxo evitando os gargalos através do controle da banda transmitida.

Camada de Transporte


Camada responsável por realizar a troca de pacotes entre os sistemas que estão se comunicando sem se preocupar com o roteamento executado pela camada de rede.
Nessa camada são separadas as camadas que tratam o meio físico e a aplicação.


Camada de Sessão


Nesta camada é realizada a sincronização entre a transmissão e recepção permitindo que os processos sejam executados em computadores diferentes. Essa camada ainda permite recuperar as conexões de transporte sem perder a conexão, ou seja, a sessão continua onde parou.


Camada de Apresentação


É responsável pela tradução de formatos e sintaxes para a comunicação entre dois subsistemas de padrões diferentes. Por exemplo, a conversão de caracteres de código ASCII para uma codificação de apresentação.
Esta camada permite a criptografia de dados para segurança, por exemplo, senha.


Camada de Aplicação


Essa camada disponibiliza meios para que os processos de aplicativos e usuários acessar serviços de rede. Essa camada possui uma variedade de funções:

  • ·         Acesso Remoto da Impressora
  • ·         Banco de Dados
  • ·         Correio Eletrônico
  • ·         Gerenciamento de Redes
  • ·         Serviços de Diretórios

Nenhum comentário:

Postar um comentário